quarta-feira, 2 de junho de 2010

Lobos, javardos e cornudos

   
   Há uma frase antiga, homo lupus homini, o homem é o lobo do homem. Tomara que fosse! Neste país onde tantos pequenos e grandes poderes crescem, lembrando hábitos antigos que não foram erradicados, pequenos e grandes poderes sobrepostos e desorientados que exigem “evidências”, que ordenam e desordenam, fazem leis próprias para serem interpretadas subjectiva e contraditoriamente, verborreiam, exibem o seu poder pelo poder, confundem teimosia ignorante com persistência e fazem dos outros súbditos, de quem se espera que fiquem encantados com as “iluminações” do momento, que há-de ser contraditório com o que se afirmou ontem e se nega amanhã. Amanhã, a começar por hoje, pode ser que, com pessimismo também, se vão juntando alguns para correr com a mediocridade e alcançar alguma Utopia, não numa ilha distante, mas por aqui.

   Começamos muitos a estar demasiados fartos destes autoritarismos dispersos e de pensamentos únicos.

   Entretanto falemos de animais e de gente que dá pouco nas vistas, que não anda na febre das “evidências” imediatas, para tentar ofuscar outros com “power points” e outros estardalhaços que aumentam a vaidade e ruído na comunicação.

   Falemos de lobos e javardos e de alguns cornudos também. Dos verdadeiros, que só são selvagens, porque vivem in silvis e quanto mais estão fora desses espaços mais “humanizados” se tornam, adquirindo maiores perversões, dependendo, claro, dos humanos que os controlam ou submetem.

   As imagens que se seguem são da Tapada de Mafra, onde se tem preservado e recuperado a flora, os javalis, os veados, gamos …, bufos (genuínos), outras aves de rapina e o Centro de Recuperação do Lobo Ibérico. Aqui se vêem javalis um pouco gulosos, mais à procura de qualquer coisa de comer do que a investir contra alguém, um lobo mais velho a apanhar sol, uma loba jovem curiosa, um irmão desta mais tímido …

   Dentro das possibilidades, com muita persistência, muito tempo de estudo, medidas sem “evidências” imediatas, fazem-se aqui trabalhos fundamentais. Há gente neste país que faz coisas boas! Desfazem-se preconceitos e contribui-se para o conhecimento!

Ver:
www.tapadademafra.pt

http://lobo.fc.ul.pt

Nenhum comentário: