segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Património e este estranho clima.


Vi há pouco no Diário do Sul estas informações sobre o Património construído em que a culpa da degradação se deve ao clima e aos tremores de terra, de acordo com entidades responsáveis e responsabilizáveis.
Cheias, quedas de árvores, derrocada de uma casa que estava a ser utilizada como restaurante na vila medieval de Monsaraz e as fissuras existentes no Paço dos Henriques, na vila de Alcáçovas, foram as principais consequências da forte precipitação que ocorreu durante as últimas semanas.
[…]Fernanda Ramos avançou que a Comissão de Protecção Civil foi informada de que na freguesia das Alcáçovas, mais precisamente no Paço dos Henriques, existem algumas fissuras. "A Câmara interpreta essa situação como resultante do recente tremor de terra, agora agravado pela chuva",
A Direcção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) anunciou que vai prestar apoio técnico ao município de Campo Maior (Portalegre) relativamente à salvaguarda das muralhas do castelo que têm registado derrocadas.
"A câmara tem um plano de salvaguarda e a nossa missão passa por dar apoio técnico, acompanhar a autarquia nas suas decisões e efectuar as respectivas avaliações", disse a directora da DRCA, Aurora Carapinha.
As muralhas do castelo de Campo Maior têm registado várias derrocadas nos últimos anos, a última das quais ocorreu na madrugada de terça-feira. A situação está a colocar em risco dezenas de famílias que vivem em condições precárias junto ao monumento.
Embora sublinhe que o plano de salvaguarda que a autarquia de Campo Maior possui deverá ser revisto, para adequar-se ao actual enquadramento legal, Aurora Carapinha explicou que já foi entregue ao município um relatório que indica as "razões" que poderão estar na origem das derrocadas.
"Nós já estivemos no local logo após a última derrocada e estamos a acompanhar o caso e a dialogar com o presidente da câmara", sublinhou.
 Seria um pouco estranho um tremor de terra só afectar o Palácio das Alcáçovas e as chuvas afectarem mais o Património que outros lugares. Deus e a Natureza, conforme se escolha, não são assim tão selectivos.
O que se passa é que o Palácio dos Henriques está já abandonado há muitos anos, as muralhas de Campo Maior também e ainda por cima há uma sociedade e poderes políticos que não se resumem às câmaras (as que têm menos culpa) que consentem esta degradação.
No caso do Palácio dos Henriques, o abandono é tanto mais vergonhoso quando foi neste lugar, um palácio exemplar da arquitectura manuelino-mudéjar, que foi assinado um primeiro tratado em que se dividiu o mundo descoberto e a descobrir entre Portugal e Castela.
No caso de Campo Maior, muralhas que foram importantissimas para a defesa nacional, são agora ocupadas por pessoas que vivem num estado miserável num país da união Europeia.
Seguem imagens antes da chuva e solicita-se ao Estado e não simplesmente às câmaras que faça alguma coisa!


Palácio dos Henriques, Alcáçovas



 
 
Muralhas de Campo Maior

Um comentário:

JM disse...

Infelizmente dois casos que não dignificam entidades públicas, estatais e regionais, e a sociedade civil...
Se bem que a associação Amigos das Alcáçovas tem tentado chamar a atenção para a situação calamitosa do Paço dos Henriques.

Site: http://amigosalcacovas.weebly.com/