quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

E o Carnaval não tem que ser subversão?

Desenho de Goya


Escola terá de fazer o desfile pelas ruas
DREN contraria Conselho Pedagógico de Paredes de Coura na polémica sobre desfile de Carnaval

19.02.2009 - 18h52 Graça Barbosa Ribeiro
A Direcção Regional de Educação do Norte (DREN) contrariou hoje uma decisão do Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas de Paredes de Coura – que decidira fazer a festa de carnaval dentro do estabelecimento – e ordenou ao Conselho Executivo que convoque os professores para fazerem o desfile pelas ruas, amanhã à tarde.

“Tenho ordens para não falar, mas é impossível não reagir a esta desautorização da tutela em relação a uma decisão tomada em Conselho Pedagógico”, protestou a presidente do Conselho Executivo, Cecília Terleira, quando contactada pelo PÚBLICO.
Ontem à noite, os professores decidiram que, se após as explicações, a DREN mantivesse a ordem anteriormente dada através de correio electrónico, aceitariam participar no desfile, sob protesto, para não correrem o risco de ver demitida a presidente do Conselho Executivo.
“Vou fazer a convocatória, como foi acertado com os professores que, numa reunião marcada para hoje, poderão decidir manifestar, de alguma forma, o seu descontentamento”, disse Cecília Terleira.
A presidente do CE, que comentou que “os professores e os elementos dos órgãos de gestão da escola “estão em estado de choque com a falta de respeito da tutela por uma decisão tomada nos órgãos próprios”, sublinhou que o critério para o cancelamento do cortejo e de outras actividades foi suspender “apenas aquelas que não prejudicassem a aprendizagem dos alunos”.
Alegando falta de tempo – devido aos processos de eleição do Conselho Geral e do director e ao processo de avaliação – o Conselho Pedagógico decidiu terça-feira suspender algumas das 164 iniciativas que faziam parte dos planos de actividades. “Foram escolhidas apenas aquelas que não eram essenciais à aprendizagem e que, para além disso, eram promovidas fora do horário lectivo e não lectivo dos professores”, explicou Cecília Terleira.
Entre elas estava o cortejo de carnaval dos cerca de 400 alunos do pré-escolar e 1º ciclo do Ensino Básico que, decidiram os professores, festejariam o Carnaval mascarando-se e brincando nos respectivos estabelecimentos de ensino.
A decisão mereceu a imediata crítica da Câmara Municipal, de maioria socialista, e também da Associação de Pais, cujo presidente, Eduardo Bastos, disse ontem à noite à Lusa já ter “a informação, embora oficiosa”, de que iria “mesmo haver desfile”.

in http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1365907&idCanal=58

Parece que está tudo invertido.
O que é o Carnaval? Ou o Entrudo como se costumava dizer?
O Carnaval para o ser, tem que ser subversão. É o direito a uma desordem tolerada por uns dias, para que o mundo se reordene novamente. O Carnaval é para pôr em causa as instituições, os vizinhos, gozar com os inimigos, inverter o mundo. É a época em que através do riso se põe a sociedade de pernas para o ar até se verem as coisas escondidas ou envergonhadas à espera de que alguém as veja.

A polémica está totalmente fora de sítio.

Nem a escola se deveria preocupar com o Carnaval, nem a Direcção Regional se deveria intrometer (é mesquinhice a mais ou então falta de sentido ético e político, controleirismo ou não ter mais nada que fazer).

Nem os professores se deveriam preocupar com isso. Ensinem que é a sua função. Um Conselho Pedagógico perde tempo com o Carnaval? Há convocatórias para o Carnaval, dentro ou fora, conforme os pequenos ditadores?
Recusem-se a fazer desfiles dentro ou fora. Se quiserem façam-no sem regras. E os alunos que o façam por si próprios.

E a Câmara Municipal? Quando muito criar algumas condições, e esperar que seja ridicularizada também.

E os pais? Querem Carnaval? Façam-no! Não esperem que outros trabalhem para eles. Quando muito deixem os miúdos fazer umas máscaras e protegerem-se dos ovos, da farinha e das alarvidades.

Também há pouco ouvi que o Ministério Público, num sítio qualquer, também quer proibir a utilização do "Magalhães" no Carnaval. Mas é o Ministério Público que manda agora, quer fazer o papel de um governo de segunda? Não tem mais nada que investigar? É função do Ministério Público fazer de Ministro do Interior do antigamente?

Mas que mania é esta de querer controlar tudo?

É, no mínimo, ridículo querer burocratizar e ordenar o Carnaval.

Eu, por mim, que até sou pacífico, quero aproveitar o Carnaval, e já que o Estado aprovou tolerância de ponto, espero que também me tolere esta vontade de pensar e dizer uns impropérios e mandar alguns aprendizes de feiticeiro para, pelo menos, irem à fava, mas sem estragar as favas que haveremos de comer com chouriço, ressalvadas as reservas em relação ao colesterol.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

A preto e branco? Não

Recebi este mail:

VÊ ESTE VIDEO ANTES DE SER RETIRADO DA REDE


Atreve-se a falar verdade!!

O VIDEO É FALADO EM ÁRABE, MAS O TEXTO COM LEGENDAS EM INGLÊS. SE NÃO PERCEBERES BEM, PF PEDE QUE TE TRADUZAM, VALE MESMO A PENA! Aqui está uma poderosa e incrível declaração da televisão Al Jazeera. A mulher é WAFA Sultan, uma psicóloga árabe-americana de Los Angeles. Sugiro que vejas o mais rápido possível, porque eu não sei quanto tempo o link vai estar activo. É muito surpreendente que a estação de TV com patrocínio árabe permita transmitir esta entrevista. É muito poderoso, não tenho dúvidas de que ela tenha agora a sua cabeça a premio.
http://switch3.castup.net/cunet/gm.asp?ai=214&ar=1050wmv&ak

São meias verdades que revelam também algum desconhecimento, baseado em estereótipos.
Não vejo a Al Jazeera, mas sei que é um projecto com alguns anos, que tem conseguido alguma independência em relação a algumas ditaduras. Não apenas governos árabes têm tentado silenciar esta estação de televisão, como também o governo americano fez todos os possíveis.
Por isso, não me admira ver este debate na Al Jazzeera. Nos países muçulmanos com ditaduras também há quem se mexa. E é preciso que essas pessoas sejam apoiadas, sem paternalismos, nem hostilizações a tudo o que é árabe.
Lembremo-nos, e infelizmente a memória é muito curta, que passámos por uma longa ditadura, e que também muitos estrangeiros associavam os portugueses ao integrismo católico ultramontano e totalitário e ao colonialismo do regime de Salazar. Por cá também tivémos muitos com a cabeça a prémio, com prisões, torturas e assassinatos.
Lembremo-nos que muitos se esqueceram, particularmente após a queda da fascismo e do nazismo, que havia uma ditadura em Portugal. Muita gente da oposição tinha alguma esperança que as democracias europeias e os EUA fizessem algo que contribuísse para quem em Portugal também houvesse democracia e desenvolvimento. Foram também esperanças defraudadas.
Muita gente se esquece também desses emigrantes portugueses que fugiam à miséria, e dos exilados que fugiam a toda esta opressão.
É necessário ver os muçulmanos com outros olhos. Não são, certamente não serão a maior parte, uns fanáticos guiados por forças do mal (haverá também alguns, como por cá também existiram Salazares e Francos e ...). Como noutros lados, a maior parte querem viver em paz.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Political compass

Hoje com os alunos de "Ciência Política" fizémos um teste muito interessante: "The political compass". Depois de responder a um conjunto de perguntas, temos um resultado que nos situa mais à esquerda ou mais à direita.
O teste tem um valor relativo mas leva as pessoas a reflectir.
Está em inglês ou castelhano em
http://www.politicalcompass.org/test

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Coragem

Coragem
Definição do Dicionário da Academia das Ciências: Força de espírito que leva a pessoa a vencer o medo, a enfrentar o perigo ou situação hostil …

Há quem diga por aí que a ministra da Educação tem coragem. Por acaso está em risco de perder o emprego, os professores ameaçam bater-lhe, alguém a quer torturar, está em risco de ser mobilizada para o Afeganistão …?

Não, a ministra não é corajosa (eventualmente até pode ser). É teimosa! E, teimosia, só por si, pode não ser uma qualidade. E teimosia, só por teimosia, não é admissível num ministro, que à letra, é um servidor do povo.

Como não é preciso ter muita coragem para resistir a este simplex e este estatuto dos professores. O que faz falta a alguns é persistência. Se desistem e se sentem mal, podem voltar atrás. Não é preciso ter coragem, só um pouco de coerência.

Coragem é o que relatam Irene Pimental e Diana Andringa no blogue Caminhos da Memória, http://caminhosdamemoria.wordpress.com/ .

Vale a pena ler:
"Tortura" :http://caminhosdamemoria.files.wordpress.com/2009/02/tortura_irenepimentel.pdf
e "Falar" na Polícia :
http://caminhosdamemoria.files.wordpress.com/2009/01/falar_dandringa1.pdf

Candidato a Malhador

http://oblog.com.br/asttro/wp-content/uploads/Eleicoes2008WilsonDoSacoTorto_A8F0/eleicoes2008wilsonsacotorto.jpg

Malhador

Guerra Colonial

Está já acessível o sítio Guerra Colonial, onde podem ser consultados textos, fotografias, filmes etc. sobre as guerras coloniais em Angola, Moçambique e Guiné.

E já que se está em maré de revisão das qualidades de Salazar, é de lembrar a célebre ordem que deu ao exército português na Índia:
"Só soldados vitoriosos ou mortos". E alguns meses depois:
"Para Angola e em Força"

Será que na série sobre as mulheres de Salazar também vão falar das viúvas das guerras coloniais?

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Sobre a luta dos professores

Continuo com a questão das palavras. As palavras, sobretudo quando há compromissos, não devem ser gastas pela repetição que as pode levar à banalidade.
O momento não é fácil. Há quem ceda a pequenas migalhas e chantagens. Não se pode ir atrás de alguns só porque alguns cedem. Esta luta é colectiva e é individual. Da perseverança de cada um pode resultar um triunfo para todos. A palavra de ordem é resistir, com ou sem alarido.

Anti-parlamentarismo

Palavras de Salazar, inscritas numa das poucas entrevistas que deu, e a maior de todas, publicada em livro, revisto por ele próprio e com prefácio também do entrevistado, que ele não era para menos.
Anti-parlamentarismo

Atiro mais uma flecha:
- Ha quem atribua o seu anti-parlamentarismo ao seu feitio aparentemente concentrado, ao seu horror dos discursos... Ha até quem o desafie para S. Bento: «Eu queria vê-lo diante duma interpelação de Fulano, de Beltrano, de Sicrano ... » Ha outros, tambem, que desabafam, de quando em quando, com esta ameaça platonica: «Ah! Se não houvesse censura ... »
E Salazar, num murmurio, com orgulhosa humildade:
- Talvez tenham razão ... Venciam-me, com certeza ... ainda que a gente habitua-se a tudo, mesmo a não fazer nada, sendo trabalhador - e alteando a voz a pouco e pouco - Eu sou, de facto, profundamente anti-parlamentar porque detesto os discursos ôcos, palavrosos, as interpelações vistosas e vazias, a exploração das paixões não à volta duma grande ideia, mas de futilidades, de vaidades, de nadas sob o ponto de vista do interesse nacional. O Parlamento assusta-me tanto que chego a ter receio, se bem que reconheça a sua necessidade, daquele que ha-de sair do novo estatuto. Sempre são três meses, em cada ano, em que é preciso estar atento aos debates parlamentares, onde poderá haver, e claro, boas sugestões, mas onde haverá sempre muitas frases, muitas palavras. Para pequeno parlamento - e esse util e produtivo, como no caso actual- basta-me o Conselho de Ministros ...
FERRO, António- Salazar .... pp.141 e 142 op. cit.
Sublinhados nossos

sábado, 7 de fevereiro de 2009

No tempo em que se malhava mais, ou se davam alguns safanões.

E o dr. Salazar, como quem não dá importancia ao pormenor:
- Quero informá-lo, no entanto, de que se chegou à conclusão de que os presos maltratados eram sempre, ou quasi sempre, temíveis bombistas que se recusavam a confessar, apesar de todas as habilidades da Policia, onde tinham escondidas as suas armas criminosas e mortais. […] E eu pergunto a mim proprio, continuando a reprimir tais abusos, se a vida de algumas crianças indefesas não vale bem, não justifica largamente, meia dúzia de safanões a tempo nessas criaturas sinistras …

FERRO, Antonio, 1896-1956 Salazar: o homem e a sua obra / António Ferro, pref. de Oliveira Salazar. - Lisboa : Emp. Nac. de Publicidade, imp. 1933, pág 82
Nota: manteve-se a grafia da época, com menos acentos do que hoje. Sublinhados nossos.

O Malhão

in http://www.casaruibarbosa.gov.br/omalho/revistas/1919/875/c1.jpg


«Eu cá gosto é de malhar na direita, e gosto de malhar com especial prazer nesses sujeitos e sujeitas que se situam, de facto, à direita do PS. São das forças mais conservadoras e reaccionárias que eu conheci na minha vida, e que gostam de se dizer de esquerda plebeia ou chique. Refiro-me, obviamente, ao PCP e ao Bloco de Esquerda».

Santos Silva, 5 de Fevereiro de 2009

Nota: Não é o primeiro a utilizar a mesma linguagem que usava quando era da extrema-esquerda

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

As mulheres de Salazar


Agora parece que está numa certa moda falar das habilidades de sedução de Salazar em relação às mulheres.

Ora Salazar toda a vida tentou provar que era casto. Foi seminarista, obedeceu o mais que pôde à madrinha que queria que ele fosse padre, quis devotar-se à Nação dele como se fosse sua mãe e Nossa Senhora de Fátima ao mesmo tempo, nunca quis casar, arranjou uma governanta da província pouco dada à beleza para servir num palácio, antigo convento, onde o único aquecimento era a sua manta e as suas botas. O seu grande amigo, desde o seminário e Coimbra, foi sempre o Cardeal Cerejeira, amigo, como ele, de todas as ditaduras que mantivessem Deus, Pátria e a Família e, claro, a sua Ordem como antes da Revolução Francesa. Tentou a todo o custo que as mulheres não votassem, a não ser as que tivessem frequentado o liceu, às quais diligentemente se tentava interpor todas os possíveis impedimentos. As professoras primárias só podiam casar com autorização do Estado, as enfermeiras eram impedidas de casar, as mulheres casadas não podiam sair sem autorização do marido…

É certo que sempre houve mulheres para tudo, tal como há homens para tudo, para todos os gostos.

Mas Salazar!?
Ele dizia que não queria casar, só com a Pátria dele. Está bem que o homem dizia que era sempre honesto, mas também pregou algumas mentirinhas. Mandou matar o Humberto Delgado e disse que tinha sido a oposição. Mandou prender umas dezenas de milhares de pessoas, mandou torturar ainda mais umas dezenas de milhares e dizia que eram só umas chamadas de atenção, deixou o país numa miséria, mas numa pobreza honrada e com o pessoal analfabeto a fugir para França.

Agora mulheres? Tanto me faz que o homem tenha sido casto ou não. Ter relações sexuais é o que fazem biliões de homens e mulheres, não é nenhuma proeza especial nem uma qualidade excepcional. Mas ele tentou sempre demonstrar que era tão casto como qualquer santo após o Concílio de Trento. Perdoem-lhe outras mentirinhas, mas não desmintam um homem que toda a vida lutou pela misoginia e que nunca se envergonhou de defender os ideais dos tempos da Inquisição e do Ultramontanismo.

Haja respeito! (como no tempo de Salazar!?!?...)
Nota: As mulheres de Salazar são sobretudo as mulheres do Couço, as enfermeiras presas, as militantes, as que ficaram viúvas, e tantas outras, com retrata Irene Pimentel no livro cuja imagem aparece acima. E também aquelas que não podiam estudar, que não saíam de casa, as que trabalhavam todo o dia e de noite também ...

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

"British jobs for British workers"

in http://leatherhead.files.wordpress.com/2008/02/illegal-immigrants.jpg
"British jobs for British workers", disse Gordon Brown.
Agora há sindicatos ingleses que o repetem. Trabalhadores portugueses e italianos tiveram que se vir embora.
Mas afinal não estamos na União Europeia da livre circulação de pessoas? Gordon Brown não é herdeiro do internacionalismo do Partido Trabalhista (com tradição sindicalista) e da Internacional Socialista?
Se isto não é xenofobia, então o que é?

Deveríamos perguntar à embaixada do Reino Unido, o que é que o seu primeiro-ministro quis dizer com isto.
A embaixada tem o seguinte e-mail:
ppa.lisbon@fco.gov.uk

Imigração, turismo e outras coisas

Evidentemente não fico satisfeito de encontrar esta degradação no centro de uma cidade francesa, Perpignan, nem imagens como esta e outras piores, bem próximo da zona de negócios e turismo, a cidade limpa e ordenada. Aqui habitam outros franceses, de origem norte-africana, ciganos franceses e alguns estrangeiros. Não tirei muito mais fotografias por respeito aos que lá vivem, que de miséria já estão fartos, quanto mais verem estampados os seus rostos para contento de apreciadores de imagens exóticas.
A Europa também é isto.

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Frases com impacto

Garibaldi, revolucionário, herói romântico da unificação italiana, internacionalista contra o Império Brasileiro, republicano, anematizado pela Igreja Católica, pela aristocracia e burguesia das Itálias, uma espécie de Che Guevara cem anos antes, dizia:

“Chi vuole continuare la guerra contro lo straniero, venga con me. Non offro ne paga, né quartiere, né provvigioni. Offro fame, sete, marce forzate, battaglie e morte. Chi ama la patria, mi segua.”

(Quem quiser continuar a guerra contra o estrangeiro, venha comigo. Não posso dar-vos pagamentos, nem quartéis, nem provisões. Ofereço-vos fome, sede, marchas forçadas, batalhas e morte . Quem ama a Pátria, siga-me.)

Em 1940, Churchil, aristocrata, monárquico, imperialista e conservador, mas parlamentarista, não hesitou em fazer um discurso semelhante perante o perigo nazi, ao contrário de outros que viam em Hitler um mal menor contra "o comunismo". Disse no Parlamento:

I say to the House as I said to ministers who have joined this government, I have nothing to offer but blood, toil, tears, and sweat. We have before us an ordeal of the most grievous kind. We have before us many, many months of struggle and suffering.

You ask, what is our policy? I say it is to wage war by land, sea, and air. War with all our might and with all the strength God has given us, and to wage war against a monstrous tyranny never surpassed in the dark and lamentable catalogue of human crime. That is our policy.


(Neste momento de crise, espero que me seja perdoado não falar hoje mais extensamente à Câmara. Confio em que os meus amigos, colegas e antigos colegas que são afectados pela reconstrução política se mostrem indulgentes para com a falta de cerimonial com que foi necessário actuar. Direi à Câmara o mesmo, que disse aos que entraram para este Governo: «Só tenho para oferecer sangue, sofrimento, lágrimas e suor».
Temos perante nós uma dura provação. Temos perante nós muitos e longos meses de luta e sofrimento.
Perguntam-me qual é a nossa política? Dir-lhes-ei; fazer a guerra no mar, na terra e no ar, com todo o nosso poder e com todas as forças que Deus possa dar-nos; fazer guerra a uma monstruosa tirania, que não tem precedente no sombrio e lamentável catálogo dos crimes humanos. -; essa a nossa política
.)

vide O Portal da História, http://www.arqnet.pt/portal/discursos/maio02.html

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Ainda os contratados

Em tempos chamavam-se provisórios. Agora são contratados.
Não percebo o paternalismo em relação aos contratados. Eu também estive oito anos sem ser do quadro, doze fora da residência a gastar muito tempo e dinheiro com gasolina, refeições etc. e com três filhos. E a luta também era minha. Se ficarmos à espera que os outros resolvam os nossos problemas e nos contentarmos com migalhas, então nos próximos anos nada valerá a pena.

Misericórdia de Tavira






Igreja-salão que o barroco ainda deu mais esplendor.
A arte do espectáculo é permanente.



Outra moção

Escola Secundária de Severim de Faria

MOÇÃO


A análise da legislação em vigor mostra que as condições objectivas para a aplicação do modelo de avaliação de desempenho, mesmo que simplificado, não se alteraram, tendo em conta os seguintes aspectos:

1. O modelo de avaliação da actividade docente continua a não ser um instrumento fundamental de valorização da escola pública e do desempenho dos professores;
2. Qualquer alternativa ao actual modelo de avaliação do desempenho só pode passar pelo fim da divisão artificial da carreira em professores e professores titulares, uma fractura que descredibiliza o próprio estatuto profissional e a função docente e que a grande maioria dos professores contesta;
3. A simplificação agora publicada em Diário da República (Decreto - Regulamentar 1-A/2009, de 5 de Janeiro) não alterou a filosofia e os princípios que lhe estão subjacentes. Este modelo não tem cariz formativo, nem promove a melhoria das práticas, chegando ao ponto de tornar opcional o essencial da profissão docente: a sua componente científico - pedagógica.
4. A versão simplex mantém o essencial do Modelo, nomeadamente, alguns dos aspectos mais contestados como a existência de quotas para Excelente e Muito Bom, desvirtuando assim qualquer perspectiva dos docentes verem reconhecidos os seus efectivos méritos, conhecimentos, capacidades e investimento na Carreira;
5. Outras alterações como as que têm a ver com as classificações dos alunos e abandono escolar, são meramente conjunturais, tendo sido afirmado que esses aspectos seriam posteriormente retomados para efeitos de avaliação;
Tendo em consideração o que foi referido anteriormente, os professores da Escola Secundária Severim de Faria, coerentes com todas as tomadas de posição que têm assumido ao longo deste processo:
- reiteram a sua intenção de ser avaliados, mas nunca por este modelo, mesmo numa versão que se limita a simplificar o acessório, mantendo os aspectos essenciais mais gravosos;
- manifestam ainda o seu direito a ser avaliados através de um modelo que seja justo, testado, simples, formativo e que, efectivamente, promova o mérito pela competência científico - pedagógica;
- reafirmam a sua vontade em manter a suspensão do modelo de avaliação, não entregando qualquer declaração relacionada com este processo.
Évora, 28 de Janeiro de 2009

Aprovada e assinada pela maioria dos professores.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

E se o primeiro-ministro fosse corrupto?

Fresco nos "Paços de Audiência", em Monsaraz. Século XV. O "Mau juiz" olha para os dois lados ao mesmo tempo (Picasso haveria de descobrir essa técnica cinco séculos mais tarde) e recebe dos dois lados.

E se o primeiro-ministro fosse corrupto?

Teria que se definir se corrupto é só aquele que recebe com a mão esquerda (sinistra), enquanto com a outra faz o contrário. Ou se corrupção também é corrupção de ideias.

Seria um pouco a “vingança do chinês” ( desculpem-mse os chineses, que isto é invenção desta aldeia ocidental) se o cidadão José Sousa, actual primeiro-ministro, se demitisse. Não é porque tenha algum ódio de estimação por ele ou pela ministra. Não sou muito dado a ódios e não sei se o mereceriam.

Dava até jeito que se demitisse.

Mas não me interessam as pessoas, tratando-se de política. O que contesto são as ideias e as práticas.

É fácil cair-se na suspeição. Qualquer um o pode ser com denúncias anónimas. É fácil inventar teorias da conspiração. É também fácil, dada a morosidade adicional das polícias e dos tribunais, transformarem-se as suspeições em factos que ninguém tem a certeza, mas que todos garantem que ouviram dizer que é verdade.

Apenas conheço um facto, e este interessa e deve ser explicado. O processo do Freeport foi despachado em tempo recorde e nas vésperas do fim de um governo em gestão.

Não quero que um primeiro-ministro saia só por suspeitas. Gostaria que ele se fosse embora pela sua política. E castigado politicamente pela sua arrogância.

Mas também não me agrada que se transforme em vítima de uma qualquer conspiração das indetermináveis “forças do mal”, que podem também ser úteis. Nem que ganhe com isso, que é o que já se está a fazer.