quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Antes das eleições 2

Há uns anos fiz um estudo sobre o Concelho de Arraiolos. Uma das freguesias é a antiga vila de Vimieiro. Houve uma altura, durante o Estado Novo, em que se pensou fazer levantamentos para futuros planos de urbanização, em algumas terras. Vejamos uma situação típica de uma freguesia, que não era das piores, pois que em relação a outras terras mais pequenas nem sequer se pensava em qualquer possível projecto.
Os extractos do texto não são memórias avulsas mas de um documento oficial, do Ante-Plano Geral de Urbanização de Vimieiro de 1948, ainda o consulado de Salazar estava longe de ter acabado, mesmo já sendo longo nesta época. Resta dizer que a situação demoraria a evoluir, que a maior parte das terras deste país nem sequer tinham um carro com uma mula para os despejos:

Os dejectos são atirados para os quintais para estrumeiras que ao atingirem 1 m3 , aproximadamente, são retirados para o campo. Igualmente se procede com o estrume proveniente das cocheiras.
Na falta de quintais são os dejectos entregues ao carro municipal que todas as madrugadas percorre a vila.
As águas sujas e outros líquidos provenientes das habitações, são lançados nas regueiras.
Nas trazeiras das residências existem quintais de maior ou menor dimensão, onde se encontra em geral a cocheira que quase sempre é um barracão separado da construção principal.
[... ]
Principalmente nos meses quentes nota-se a abundância de moscas e mosquitos cujo desenvolvimento se faz nas estrumeiras, nas cocheiras e nos líquidos depositados na valeta central das ruas e na Ribeira que corre junto da povoação.
[1]
[... ]
Quase todas as ruas têm valetas centrais por onde correm as águas e detritos provenientes das habitações, urinas de animais, etc. As regueiras não fazem escoamentos por se encontrarem em mau estado, com buracos onde a água fica retida.
[... ]
A limpeza das regueiras é em geral feita pelas donas de casa fronteiras
.[2]

[1] Ante-plano... pp. 34 e 35
[2] Ante-plano... pág. 49,

Nenhum comentário: