terça-feira, 15 de setembro de 2009

Espaços Verdes em Évora




Por vezes temos as coisas à nossa frente e parece que não as vemos.

Há projectos para um "fórum" em Évora, como se não tivéssemos aqui um amplo espaço comercial no centro, que mereceria ser revitalizado, em vez de se fazer um novo suburbano e abandonar este. Poderíamos ter uma ampla praça no Rossio, com uma centralidade que viria na continuidade e complementaridade com a Praça do Giraldo, em vez de dispersar os serviços para outras zonas, como a zona industrial.

E há quem proponha projectos para novos parques urbanos, o que é de pensar e discutir.
Mas temos nós aqui um parque, um jardim com uma mata, um Passeio Público (um dos melhores dos criado no século XIX, com uma intervenção grande de um cenógrafo, Cinatti, com coreto, galeria do antigo Palácio de D. Manuel, que já foi também teatro, ruínas fingidas (o fingimento é da composição, que as janelas manuelino-mudéjares são originais do Palácio Vimioso), árvores diversas, recantos.

É de perguntar por que é que se desperdiça este património, por que é que não é mais usado, por que é que vai sendo entregue a grupos marginais, por que é que fecha cedo, por que é que já não é utilizado, por exemplo, durante a feira de S. João ...

Nenhum comentário: