terça-feira, 14 de abril de 2009

Outra Espanha. Puerto de La Laja








Outra Espanha. Em silêncio, como no lado português.
O Puerto de la Laja, na margem esquerda do Guadian ligava as minas de Isabel ao rio. Vêem-se as portas por onde era descarregado o minério, através de mangas, para os cargueiros que em tempos de 2ª Guerra Mundial seguiam para a Alemanha. Fora da barra do Guadiana eram bombardeados por vezes por aviões ingleses. Mais a montante, da Mina de S. Domingos para o Pomarão e depois para Vila Real de S. António, seguia o minério para Inglaterra, esperado também por aviões alemães.
Conta-se que havia informadores portugueses e espanhóis que davam umas informações para um lado e outro, à custa de uns trocos.
A população antigamente era constituída em parte por portugueses; alguns fugiram para aqui para não ser mobilizados para França durante a Grande Guerra.
Há ainda quem conte histórias de contrabando, perseguições e fuzilamentos no tempo de Franco. Tudo era controlado: do lado português pela Guarda Fiscal, na margem espanhola pelos "carabineros" e mais as polícias políticas de ambos os países.
A margem direita é portuguesa, perto da foz do Vascão. As rochas têm nome, como tudo. Aqui vê-se um pouco da "Biblioteca".

Nenhum comentário: