segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Salários dos professores. Por hora lectiva com 15 anos de serviço.

Clicar na imagem. A tabela foi ordenada por ordem descendente no ensino secundário. Há países que não apresentam dados, como a Inglaterra, a Suíça ou o Japão.
Fonte: Table D3.1. (continued) Teachers' salaries (2006), Education at a Glance, OECD, 2008


Remuneração por hora lectiva com 15 anos de serviço.
A comparação mais legítima, parece-me que é a dos professores com 15 anos de serviço. Por um lado, porque quase não há professores no início de carreira (e aí os salários portugueses são muito baixos) e, por outro, com a divisão da carreira entre professores e professores titulares, a maioria não pode chegar ao último escalão da carreira, embora seja esse dado que o governo gosta de apresentar.
Os professores portugueses estão muito abaixo da média da União Europeia e da OCDE.

Comentário: há muitos jornalistas e comentadores que precisam de consultar estes dados.

Um comentário:

Fernando Évora disse...

Caro João,
Em Setembro de 2006 apresentei uma queixa a ERC contra a revista Visão que então apresentou num número especial sobre a "educação" dados completamente fora da realidade que nós conhecíamos no dia a dia (se fizer uma busca na net poderá encontrar a prova documental dessa queixa). Antes, porém, reclamei junto da referida revista. No decorrer do processo a Visão disse nada ter recebido da minha pessoa (eu, inclusivé, tinha suspendido a mnha assinatura). Só depois percebi o que era Bildeberg e o que significava o Sr. Balsemão. A verdade é que a própria ERC disse que eu não tinha provado os meus dados e, por isso, não me deu razão.
É a comunicação social que temos, estes dados nunca lhes merecerão qualquer atenção. Não sei se se recorda desse número especial: ele destinou-se apenas a humilhar os professores (foi a pior fase de escamoteamento público porque passámos)e a aplaudir a ministra que era então enaltecida por todos os comentadores, professor martelo incluído.
Devo dizer que desde esse momento practicamente deixei de comprar jornais. E nem acho, sinceramente, que seja muito útil aos nossos alunos ouvir as notícias de telejornal: elas em nada contribuem para o seu conhecimento do mundo.