quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Almeida














Almeida foi uma importantissima praça militar. Fica na raia, num planalto de fácil entrada para quem vem de Espanha (Vilar Formoso, neste concelho, ainda é a principal fronteira). É terra antiga mas as impressionantes construções militares são sobretudo do tempo da Restauração e do século XVIII.
Aguentou as invasões francesas há duzentos anos. Só foi tomada pelo exército francês comandado por Massena porque explodiu o paiol.
Não fossem estas praças militares (como Elvas, Estremoz, Valença e outras) e a tenacidade dos exércitos e povos Portugal teria sido uma província de Espanha ou de França.
Poderão alguns pensar que talvez fosse melhor sermos espanhóis (e somos, no sentido etimológico do termo, não fosse a usurpação da palavra pelos nossos vizinhos). Mas o "Reino de Espanha" (e está por provar se a maioria são monárquicos), é um verdadeiro "saco de gatos", com nacionalistas espanhóis, catalães, bascos, galegos. . .
Não me parece que qualque governo espanhol poderia estar interessado em, ainda por cima, ter portugueses, que já deram sobejas provas ao longo da História, sobre o que poderia ser o pandemónio de uma Península Ibérica unificada.

Nenhum comentário: