sexta-feira, 11 de abril de 2008

Comunicado do PCP

Apesar das alterações introduzidas e que, nomeadamente, restringem o objecto social da empresa, inicialmente, à recuperação do Salão Central e da construção do Parque Desportivo, a aprovação da proposta apresentada pelo PS, constitui um rude golpe na visão de Évora como cidade de identidade cultural única e que deve ser preservada de lógicas homogeneizadoras de entendimento da cultura como mero “entretenimento”, sujeito à lógica do que não dá lucro não pode existir.
O Partido Comunista Português reafirma as posições assumidas no seu comunicado, tornado público a 9 de Abril, afirmando-se frontalmente contra os objectivos que estão na base da criação da empresa municipal e consubstanciados no seu estudo de viabilidade económica e financeira.
É entendimento do PCP que a aprovação dos estatutos da empresa municipal, com as alterações negociadas entre todos os vereadores, é de duvidosa legalidade por não estarem previstas no estudo de viabilidade a que a lei obriga.
O PCP lamenta profundamente que a totalidade dos vereadores eleitos na Câmara Municipal de Évora não tenham sido capazes de perceber o alcance e justeza das propostas assumidas por um vastíssimo número de cidadãos, através de petição pública, defraudando as expectativas dos subscritores quanto à necessidade de debater profundamente a cultura com quem a faz, exigindo um amplo debate público antes de qualquer decisão sobre o instrumento de gestão mais adequado para estratégia cultural no concelho.
A proposta do PCP para a solução do problema, como é do conhecimento público, é iniciar o necessário diálogo com todos os agentes culturais e artistas, resultando daí uma proposta de estratégia cultural para cidade e qual ou quais os instrumentos para a realizar.
Afirmar que se vai dialogar depois do essencial estar decidido, é ludibriar as legitimas expectativas dos que confiaram na inteligência e bom senso dos autarcas eleitos na Câmara Municipal de Évora.
O PCP não se revê na posição de voto assumida pelos vereadores eleitos pela CDU na Câmara Municipal de Évora.
O PCP reafirma a sua disponibilidade para, com todos os que entendem necessário mudar o rumo a esta política desastrosa, lutar por uma cidade que tenha na cultura o seu elemento distintivo e um dos seus principais instrumentos para o desenvolvimento sustentado do seu território.
As lutas por objectivos claros, e que vão ao encontro dos interesses das populações, não param por acção de um qualquer contratempo. O PCP apela a todos os que estão contra esta opção de tratar a cultura como um negócio, que se mantenham mobilizados em torno do debate de ideias sobre o assunto, para que seja possível ainda travar, em sede de Assembleia Municipal, esta opção errada do executivo camarário.
Secretariado da Comissão Concelhia de Évora do PCP

citado por http://maisevora.blogspot.com/
sublinhados nossos

Nenhum comentário: