segunda-feira, 21 de abril de 2008

Château de Kérouzéré. Bretanha

Château de Kérouzéré, século XV

Castelo fundado ainda a Bretanha não tinha sido integrada em França, mas feudal na mesma. Embora num local relativamente plano, dominava os campos agrícolas e o litoral. Não apenas protegia dos inimigos estrangeiros mas protegia sobretudo o senhor que aí vivia e que vivia dos rendimentos dos camponeses, pescadores e marinheiros.
Por isso, durante a Revolução Francesa foi atacado e pilhado, apesar da Bretanha ser das zonas mais conservadoras e mais religiosas de França.
Onde nós nos impressionamos com a fortaleza, os miseráveis do terceiro estado impressionavam-se com a força dos senhores quase omnipotentes. Hoje sonhamos com as cenas cortesãs que aí se passavam; os camponeses nem sequer conseguiam sonhar com a libertação, habituados a uma opressão que vinha desde longe, mesmo sabendo que não era do castelo que vinha a protecção.
Como este château, há muitos em França. A Revolução Francesa acabou com estes poderes e servidões e os múltiplos impostos a que o povo estava sujeito. Os "mal-fadados" jacobinos ainda fizeram mais: dividiram as terras e distribuíram-nas. A França tornou-se por muito tempo um país de camponeses que criaram riqueza que permitiu o desenvolvimento.

Nenhum comentário: