quarta-feira, 12 de março de 2008

PARA UMA REFORMA EDUCATIVA A SÉRIO: RANGEL A MINISTRO DA EDUCAÇÃO, JÁ!

Ele aí está, no seu melhor: o homem que disse poder vender um presidente, como venderia um detergente! O sábio doutrinário que proclamou não ser função da televisão educar, mas somente ganhar dinheiro, não importa como! O genial criador do lixo televisivo à portuguesa! O pioneiro dos reality shows, reconhecidamente uma das maiores contribuições pós 25 de Abril para a elevação do nível cultural do povo português!

Ele aí está1 E na sua missão sagrada de educador das massas, de sentinela da ordem, de defensor implacável de uma escola de “cólidade”, insurge-se, muito justamente, contra 100 000 malandros que travestidos de professores, invadiram Lisboa no último sábado, guinchando mais alto que os figurantes dos seus programas televisivos, quando era líder de audiências.

Os malandros não querem trabalhar! Os malandros andam à boleia nos autocarros do Partido Comunista! Os malandros estão a soldo do Partido Comunista para instalar o caos neste país! Os malandros até devem ter tido lanche pago pelo Partido Comunista! Com garrafões de vinho tinto e tudo, o que explica aquele ar de operários da Lisnave!......

Um “hórrór”! E, ainda por cima, vestem mal (o preto nem sequer está na moda esta estação!), penteiam-se pior, não têm estilo, não fazem capa da “Caras”, decisivamente! Como é que as crianças e os jovens deste país poderão aprender alguma coisa de útil com tais criaturas?

Admirável visão política de Rangel! Ele compreendeu, em toda a sua dimensão, as razões profundas da crise do sistema educativo português: dantes é que era bom (dantes, mas muito dantes…mesmo dantes da reforma Veiga Simão….)! “In illo tempore” em que os professores que, com certeza, foram referência para Rangel, usavam pente, cheiravam a sabonete Rosa-Alface, iam regularmente à modista ou ao alfaiate, vestiam modelos da “Modas e Bordados”, enfim, eram verdadeiros senhores “dótores”, dignos professores dos filhos de outros senhores “dótores”!
Bons tempos esses! Excelentes métodos! Que deixaram muitas saudades! Como a “menina dos cinco olhos”, nome ternurento por que era conhecida a palmatória, e as pedagógicas “ orelhas de burro”……

Perante tamanha lucidez e sábio escrutínio políticos, reconheço que a exigência de demissão, por parte dos professores, da ministra da Educação, tem toda a razão de ser: que se demita e dê lugar a quem possa salvar a escola portuguesa!

Conjugando as suas inovadoras concepções pedagógicas, com a brilhante experiência no domínio do Audiovisual, Emílio Rangel saberá implementar as medidas que colocarão Portugal na vanguarda da Educação: um revolucionário paradigma que combine a palmatória com o “ Não se esqueça da escova de dentes”, uma Neo-Telescola hi-tech, bem dentro do espírito do plano tecnológico.

É, portanto, um dever patriótico, um desígnio nacional!

Todos juntos exijamos: EMÍLIO RANGEL P` RÁ 5 DE OUTUBRO, JÁ!!!!!!!

Maria Antónia Pereira
Évora

Nenhum comentário: