segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Portel. Castelo


O castelo ou alcácer de Portel foi uma importante fortaleza e paço. Em primeiro plano vê-se também o que resta de uma igreja manuelina.
Pertence à Casa de Bragança. Este antigo morgadio, formado a partir dos bens de Nuno Álvares Pereira, a Casa de Bragança, só está em mãos portuguesas porque o último rei de Portugal, D. Manuel II assim o deixou em testamento. De contrário poderia estar na mão de alguma família estrangeira, herdeira da esposa deste, já que ele faleceu primeiro sem deixar descendentes.
Nota 1: Não haja confusões. Duarte Pio, descendente de D. Miguel é um parente afastado de D. Manuel II. Recebe uma pensão da Casa de Bragança mas não é herdeiro do último rei de Portugal, nem os seus ascendentes queriam ter qualquer relação com reis constitucionais. E, desde a República e até aos nossos dias, os títulos nobiliárquicos foram e estão abolidos, mesmo que pretensamente a eles alguém tivesse direito.
Nota 2. D. Manuel II nunca apoiou tentativas de restauração da monarquia através de invasões ou golpes de estado, tentados durante a República. Os "legitimistas", apoiantes dos descendentes de D. Miguel também contestavam D. Manuel II e os integralistas lusitanos, em particular, eram inimigos declarados do último rei constitucional. Em contrapartida foram admiradores e seguidores de Salazar.

Nenhum comentário: