segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

D. Carlos, o regicídio e confusões que por aí andam

Faz cem anos, dia 1 de Fevereiro faz-se que foi cometido o regicídio na pessoa de D. Carlos I, penúltimo rei de Portugal. O príncipe Luís Filipe foi também assassinado.
Vivia-se em Portugal na ditadura de João Franco. Mas o que significava ditadura na época?: Suspensão do parlamento, por alguns meses, até novas eleições. Nada de comparável com as ditaduras do século XX. É sempre importante definir as noções para que não se misture João Franco e Afonso Costa (que também foi ditador nesse sentido) com Salazar e companhia.
No governo de João Franco a imprensa continuava a dizer o que o que pretendia e com uma linguagem que hoje escandalizaria muitos. Era frequente tratarem o rei com adjectivos e epítetos vários, entre os quais, cabeça de abóbora.

Os partidos monárquicos do poder estavam em oposição aberta, algumas personagens aliavam-se aos republicanos na ânsia de voltar ao poder. Havia ainda alguns monárquicos saudosistas de D. Miguel e do Antigo Regime que não perdoavam qualquer modernidade nem o facto de D. Carlos ser descendente de D. Pedro, rei de Portugal e imperador do Brasil que tinha vencido e implantado o sistema parlamentar e a Carta Constitucional em Portugal. Nem o facto de D. Carlos ser neto de Vítor Emanuel II, o primeiro rei de Itália e rei liberal.
D. Carlos era cosmopolita, visitou várias cortes europeias, convidou reis e presidentes a virem a Portugal, num intenso esforço diplomático, visitou repúblicas, a do Brasil e recebeu a visita também do republicaníssimo presidente Loubet de França. Era artista, pintor, estudioso dos mares e não apresentava o ar de sacrificado que muitos portugueses gostam de ver no poder. Era mundano, caçador, fumava charutos, gostava de comer e beber e não se satisfazia só com a rainha ou as damas próximas.

Após a morte dele o país fica entre o adormecimento e a revolta. Ao que parece dizia Eduardo VII: estranho país este, onde matam o rei e em vez de prenderem os assassinos, demitem o governo. Dois anos depois é proclamada a República. Não havia quase monárquicos a resistir. A maioria destes nem sequer gostava do rei. Alguns, no 5 de Outubro, tornaram-se republicanos depois do almoço ou dos telegramas recebidos sobre o triunfo da República.

Há um livro interessante publicado em 1924, escrito por João Franco, em que este reproduz cartas trocadas entre ele e o rei. Alguns extractos permitem perceber a concepção que D. Carlos tinha do regime constitucional e das medidas que achava necessárias para o reformar. Escrevia o rei:

Nós queixamo-nos, e nisso não somos senão o eco da opinião geral, de que as Câmaras e sobretudo a Câmara dos Pares têm gasto imenso tempo e pouco têm produzido. Ora se a isto vamos juntar uma nova discussão do discurso da Coroa, porque terá de a haver, a mês e meio de distância desta que acabou agora, não será isto contraproducente e não virá isto a juntar elementos ao desprestígio do parlamento e tirar força à nossa obra, que é querer governar na legalidade e com o parlamento? (pág. 89)

Fiquei verdadeiramente satisfeito com o resultado das eleições e tenho a certeza que foi um grande passo no caminho que queremos seguir. Fizeram-se com uma ordem e uma liberdade a que estamos desabituados, ordem e liberdade em que é absolutamente necessário não só entrar como agora, mas prosseguir (pág. 81).

Sublinhados nossos.
In João Franco Castello-Branco, Cartas d’el Rei D. Carlos …, Lisboa, Livrarias Aillaud e Bertrand, 1924

Nenhum comentário: